sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Citação de "Sede de Sentido", de Viktor E. Frankl

"Quem já não consegue acreditar no futuro - no seu futuro - está perdido no campo de concentração. Juntamente com a esperança no futuro, essa pessoa perde o apoio espiritual, deixa-se cair interiormente e decai física e psiquicamente(...).
Certa vez experimentei de forma dramática a importância da relação entre esse perigosíssimo entregar os pontos, esse deixar-se cair, por um lado, e a perda do viver em função do futuro, por outro. O chefe do meu bloco, um estrangeiro que tinha sido outrora um compositor musical bastante conhecido, disse-me certo dia: 'Doutor, gostaria de lhe contar uma coisa. Há pouco tempo tive um sonho curioso. Uma voz me disse que eu poderia expressar um desejo, que poderia perguntar-lhe qualquer coisa que gostasse de saber, e ela me responderia à pergunta. Saber o que lhe perguntei? Quando é que a guerra terminaria para mim. Sabe o que quero dizer: para mim! Isto é, queria saber quando seríamos libertados do nosso campo de concentração, ou seja, quando terminariam os nossos sofrimentos'. Perguntei-lhe quando tivera esse sonho. 'Em fevereiro de 1945', respondeu-me. Estávamos no começo de março. 'E o que lhe disse essa voz?', continuei. Bem baixinho, segredou-me: 'Em trinta de março...'
Quando este meu companheiro me narrou o seu sonho, estava ainda cheio de esperança, convicto de que se cumpriria o que aquela voz lhe anunciara. Mas a data profetizada aproximava-se cada vez mais e as notícias sobre a situação militar, na medida em que chegavam ao nosso campo, faziam parecer cada vez menos provável que a frente de batalha de fatos nos trouxesse a liberdade ainda no mês de março. Deu-se então o seguinte: em vinte e nove de março aquele companheiro foi repentinamente atacado de febre alta. Em trinta de março, no dia em que, de acordo com a profecia, a guerra e o sofrimento chegariam ao fim, ele entrou em delírio e finalmente em coma... No dia trinta e um de março estava morto. Falecera de tifo exantemático(...)."