quarta-feira, 31 de maio de 2006

Albergue Espanhol??? Eu aprovo!

Albergue Espanhol é um filme de produção francesa, mas pela variedade cultura que aprensenta não podemos caracterizar como um "filme francês", mas sim um "filme europeu".

O protafonista Xavier tem 25 anos e está terminando o curso de Economia. E para arrumar emprego com um amigo de seu pai ele precisa saber a língua espanhola. Então, ele decide entrar em um programa de intercâmbio de sua faculdade e terminar seus estudos em Barcelona com o intuito de aprender a língua.
Para isso vai ter que deixar sua mãe e Martine, sua namorada há 4 anos.
Fica evidente no filme que ele está indo embora porque não está satisfeito com a sua vida, estuda algo que não gosta, tem sonhos reprimidos, a mãe muitas vezes o irrita com seu jeito, e vê na viagem uma possibilidade de descobrir coisas novas.
Ao chegar em Barcelona procura um apartamento e acaba indo morar em uma república com mais 7 jovens estudantes estrangeiros de diversos países da Europa.
Nesse ambiente ocorrerão mudanças para todos devido ao choque cultural.

Motivos interessantes para assistir Albergue Espanhol:

1. O encontro da diversidade cultural e a convivência com os costumes alheios é algo bastante presente na Europa após a criação da União Européia, mas acho que isso não seja um traço apenas do continente europeu. Esse choque de cultura está presente no mundo inteiro, principalmente no Brasil, que por seu tamanho isso se dá entre os cidadãos do próprio país. E muitas vezes costuma ser bem engraçada essa troca de costumes e o modo como uma cultura absorve a outra.

2. É interessante notar que quando nos transferimos de um determinado meio para outro muitas vezes pessoas do primeiro meio perdem o sentido de convivência para nós. O modo como as pessoas mudam de acordo com a mudança de ambiente social. E também pessoas de outro meio que convivíamos não conseguem se adaptar a nossa segunda opção social. Isso fica claro no filme com relação aos namorados das pessoas que moram no albergue.

3. A vida pode ser chata simplesmente porque não fazemos nada para mudar ou porque não observamos uma segunda opção. Muitas vezes é possível escolher as opções dos outros para nós por acomodação. Isso deixa qualquer um amargurado! É necessário sair do ambiente que estamos, ter novas experiências, para olhar mais pra dentro de nós. Olhar para o que queremos de verdade. No filme o protagonista vai estudar em Barcelona aparentemente para arrumar um emprego, mas as mudanças que ocorre com ele no decorrer do roteiro deixa claro que o mais importante em seu aprendizado foram outras coisas.

4. A paisagem vale a pena. Aliás, qualquer paisagem de filme europeu vale muito a pena. E também o enquadramento do estilo de cinema francês é supimpa.

É um filme que te faz pensar no que realmente é importante aprender e o que devemos colocar na balança de opções.

2 comentários:

Anônimo disse...

oi camis!!!!!
passei aqui como de costume, mas tbm vim te avisar q tem post novo la no meu blog!

bjos!

Rafa Gimenez disse...

Parece um bom filme. Quase me convenceu a assistir... hahahaha