quarta-feira, 24 de maio de 2006

Segredos de uma escritora

Cheguei a conclusão que tudo o que um escritor escreve tem um fundo de verdade.
Ele pode até manipular os fatos, inventar coisas em cima, trocar nomes e trocar situações, mas a base da “estória” é sempre a observação de algo que ele viveu, testemunhou ou contaram para ele.
Então não me venha com aquela conversinha de que tudo foi inventado porque ninguém pode inventar sobre aquilo que não tem um conhecimento inicial.
Pode inventar em cima do conhecimento inicial, mas nunca sem esse gancho.
As idéias precisam brotar de algum lugar. E mesmo assim elas não deixam de simplesmente brotar.

Estou empenhada em dois objetivos literários. O primeiro é uma série de contos que se passam em uma pequena rua, chamado Contos da Ruazinha. O segundo é a história de um casal normal de nossa época, mas o que faz deles um casal especial são as coincidências que os rodeiam. Alguns detalhes simples, outros nem tanto, e por isso eles buscam reviver uma época em que eles não nasceram, a época dos seus pais.
Para esse segundo ainda não pensei em um bom título. Pensei alguns, mas ainda não cheguei a nenhuma conclusão final. Mesmo porque mal comecei escrever.

Para quem interessar, assim que terminar, estarei vendendo em brochura de péssima qualidade embaixo do Masp.

3 comentários:

Rafa Gimenez disse...

Concordo mais ou menos com sua tese. Muitos escritores conseguiram abstrair e escrever além de suas experiências pessoais. Claro que isso consiste um desafio, mas HG Wells não deve ter falado com ETs pra escrever "A Guerra dos Mundos". E é considerado um dos melhores autores de ficção científica por isso. Claro que existem motivações menos físicas e mais psicológicas, como o caso de Spielberg, que sonhava com aquelas coisas que ele botava nos filmes. Enfim, a mente humana sempre pode nos surpreender.

Boa sorte nos seus escritos. Bjo.

Anônimo disse...

oi camis!!
nao esquece de guardar uma copia pra mim!
a gente ainda tem q assistir um Monty Pithon juntos! rsr
bjos

Anônimo disse...

Eu acredito que não necessariamente precise ser da sua vivencia... mas acredito que vc cria em cima de algo que conhece, podendo ser da vivencia de outrem.

Boa sorte com o q escreve =)

beijao